Conheça a origem do plástico

Com mais de uma década de atuação, a ABX se tornou referência no mercado em produção de embalagens plásticas que atendam aos mais diversos segmentos e indústrias. Mas você sabe qual é a origem do plástico? Neste post, vamos contar um pouco mais sobre a história desse importante material do nosso dia a dia.  

O que significa o termo plástico?  

Muitas pessoas não sabem exatamente o que é o plástico. A palavra “plástico” deriva do grego “plastikos”, que significa “modelar”. O plástico é um material moldável que pode ser usado para criar uma variedade de produtos. 

Trata-se de materiais poliméricos, ou seja, compostos de uma grande variedade de moléculas. Essas moléculas podem ser unidas entre si por ligações químicas que as tornam mais estáveis e sólidas. No entanto, a aplicação de calor e pressão pode fazer com que elas voltem ao estado fluido e moldável. 

Como o plástico foi inventado 

Vale ressaltar que o plástico é uma substância que sempre existiu na natureza, produzida por algumas árvores desde a antiguidade, como por exemplo as resinas de certas árvores conhecidas e consideradas plásticos naturais.  

Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventado-o-plastico/

O que acontece é que em meados de 1839, o americano Charles Goodyear começou a manejar o insumo. Ele vulcanizou a borracha, dando a ela mais resistência às mudanças de temperatura. Isso permitiu que o material fosse usado para diversas finalidades e se tornasse um dos produtos mais populares do mundo. 

Em seguida, Alexandre Parkes apresentou a parkesiana em 1862, uma resina à base de celulose que era flexível e impermeável. A principal característica da tecnologia era que ela poderia ser moldada quando aquecida, e sua forma se mantinha após o esfriamento.  

John Wesley Hyatt, um americano, criou a celuloide a partir da celulose das plantas em 1870. A invenção foi feita para substituir o marfim das bolas de bilhar, que se tornou escasso devido à popularização do esporte. 

Em 1905, o engenheiro têxtil suíço Jacques Brandenberger inventou o celofane, uma película feita de celulose que tinha como objetivo proteger as toalhas de mesa. 

Em 1907, a era dos plásticos modernos começou com a criação do primeiro plástico sintético em escala comercial, o baquelite. Esse projeto foi idealizado pelo químico belga (naturalizado americano) Leo Baekeland. O plástico era produzido a partir do petróleo, carvão e gás natural. Era um material rígido e resistente às altas temperaturas depois de ser moldado. 

O processo de polimerização, que une moléculas menores em uma maior através de reações químicas, foi crucial para o avanço da indústria do plástico a partir da década de 20. Esse processo torna os materiais mais duráveis e resistentes. 

Surge a classificação… 

Desde então, vários tipos de plástico foram criados pelas empresas, como neoprene, EPS (Isopor®), PVC (vinil), poliuretano, PA (poliamida – nylon), PET, PTFE (teflon®), silicone, PP (polipropileno) e PE (polietileno)

A produção de plástico aumentou muito nos últimos anos, saltando de 1.5 milhões de toneladas em 1950 para uma média de 400 milhões de toneladas nos últimos anos e com a tendência de aumentar ainda mais daqui para frente. 

Conte com quem entende de plástico 

Agora que você conheceu um pouco da história do plástico, que tal contar com uma empresa que realmente entende do assunto? Conheça nossas soluções para o seu negócio!!

Lib Embalagens
(Sacolas de papel, Caixas)

55 (31) 3475-4808
comercial@abxembalagens.com.br
Av Heráclito Mourão de Miranda, 1599 – Serrano / Belo Horizonte – MG / CEP: 30882-640

Copyright © 2020 ABX Embalagens