Como definir a identidade visual das embalagens

identidade visual das embalagens

Antes de definir a identidade visual das embalagens, o primeiro passo é definir o tipo de material plástico que será utilizado, se é para o freezer ou prateleira, por exemplo. 


Se a linha de produtos é para o freezer como pão de queijo, salgados, massa para pastel, o material indicado é o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD).
Quando o produto vai ficar exposto em prateleiras, podemos utilizar o Polietileno de Baixa Densidade (PEBD) também, para linha de cereais como arroz, feijão, farinhas e o Polipropileno (PP), para a linha de biscoitos, pães, farinha de pão, etc . O segundo passo, é definir o layout ou identidade visual das embalagens. 


Construir a identidade visual das embalagens é parte fundamental de uma marca. Afinal de contas, é a primeira impressão que o cliente terá do produto. E as cores escolhidas fazem toda a diferença levando em consideração qual o material plástico será utilizado. 

Grandes empresas sabem bem disso e as cores que adotam se encaixam ao espírito que rege seus itens colocados no mercado.

Importância da identidade visual das embalagens

Não importa qual seja o produto ou segmento, a escolha das cores e identidade visual das embalagens gera impactos no consumidor:

  • motivo de compra: geram atração ao cliente, na hora de optar por qual produto comprar;
  • construção da marca: elas têm o poder de fazer com que a marca seja reconhecida e lembrada pelo consumidor, mesmo que não esteja com o produto em mãos;
  • visual: elas podem levar à fidelização do cliente e criar uma conexão emocional com o consumidor.

Sendo assim, para escolher as cores das embalagens de um produto, é preciso levar em conta os seguintes fatores: 

  1. Conhecer o público-alvo

Saber bem qual é o seu cliente é um passo importante nesse planejamento. Para consumidores mais compulsivos, por exemplo, cores mais quentes chamam mais a atenção: como vermelho, alaranjado e amarelados. Já pessoas com perfil mais sóbrio, são atraídas por tons como o azul-marinho e o verde, por exemplo.

Aliás, há diversos estudos em torno da psicologia das cores e emoções que causam no cliente. É um tópico importante a ser observado.

  1. Harmonizar as cores

Para montar a paleta de cores das embalagens, saiba como harmonizar as tonalidades: 

  • Monocromático: utilizar uma única cor, mas com tonalidades diferentes;
  • Cores complementares: escolher cores opostas na escala de cores, como o verde e o cor-de-rosa;
  • Usar mais de dois tons: você pode traçar um triângulo, com cores presentes em cada uma das pontas, como a combinação do roxo, verde e laranja.

Está em dúvida sobre quais embalagens e cores utilizar em seus produtos? Entre em contato conosco.

Lib Embalagens
(Sacolas de papel, Caixas)

55 (31) 3475-4808
comercial@abxembalagens.com.br
Av Heráclito Mourão de Miranda, 1599 – Serrano / Belo Horizonte – MG / CEP: 30882-640

Copyright © 2020 ABX Embalagens