Você sabe o que são embalagens plásticas flexíveis?

A embalagem plástica flexível é um tipo de filme plástico. Ele pode ser liso ou impresso.
Na maioria dos casos, a embalagem plástica flexível é personalizada, ou seja, passa por um processo chamado flexografia ou impressão flexográfica, onde uma borracha chamada clichê recebe a tinta e transfere a arte da sua embalagem para o filme flexível.
As embalagens plásticas flexíveis podem se apresentar de diversas maneiras, podendo ser Filme Técnico para empacotamento automático, bobinas, sacos plásticos e sacolas. 

Mas por que usar esse tipo de embalagem, quais são os benefícios e diferenciais? Preparamos este artigo para você contando um pouco sobre as embalagens plásticas flexíveis personalizadas. Continue a leitura!

Por que utilizar embalagens plásticas flexíveis?

Demandas do material a ser armazenado, estratégia comercial do produto, propriedades físicas e volumes de mercadoria, são critérios que as empresas levam em consideração na hora de escolher o tipo de embalagem que usará. Neste caso, as embalagens plásticas flexíveis são a melhor opção, pois o objetivo é atender todas as demandas usando a menor quantidade de embalagem possível.

Muito mais que embalar os produtos, as embalagens são meios para gerar vendas e economia às empresas. Dessa forma, as embalagens flexíveis se destacam, pois são confeccionadas sob medida para o produto final.

Além disso, a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?. Você concorda com essa frase? Se sim, saiba que está no caminho certo. A embalagem é o primeiro contato que o consumidor tem com o produto, é a primeira coisa a ser notada antes da decisão pela compra. Então, o que nos leva a optar pelas embalagens plásticas flexíveis?

Benefícios das embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis são utilizadas em diversos setores, como agrícola, alimentício, farmacêutico, de higiene, limpeza e muitos outros. São fornecidas em bobinas, em Filme Técnico Personalizado para máquinas empacotadoras automáticas e em folhas ou sacos para o empacotamento e solda manual.

A seguir apresentaremos as reais vantagens dessas embalagens e como os clientes e as empresas são beneficiados com a adoção de embalagens flexíveis na indústria. Confira!

Menor custo na produção

A espessura das embalagens flexíveis são feitas sob medida e o filme é extrusado nas dimensões desejadas, onde produzimos as bobinas que irão formar as embalagens. Isso impede o desperdício de matéria-prima e otimiza a produção.

Outro benefício que chama muita atenção é o armazenamento otimizado dos produtos. Ou seja, a embalagem é criada com o objetivo de acomodar a quantidade adequada de mercadoria, evitando o gasto desnecessário de materiais.

Comparada a outros tipos de embalagens, as flexíveis pedem menos esforços e têm etapas de produção mais diretas. Dessa forma, as empresas reduzem os gastos essenciais e, consequentemente, o consumidor tem acesso a preços menores na hora das compras.

Sustentabilidade  

Como consequência dos processos produtivos otimizados e com menores custos, os benefícios para o meio ambiente logo aparecem. A economia dos recursos naturais associada a diminuição de resíduos e de desperdício, faz com que afete menos o meio ambiente.

Outro benefício é a redução de rejeitos, emissão de gases do efeito estufa e compostos orgânicos, resultado de processos de fabricação mais limpos e melhores direcionados. As embalagens flexíveis são menores e exigem depósitos menores para armazenamento, além de melhorar o fluxo de transportes. Isso influencia diretamente no impacto na natureza. Nosso planeta agradece!

Mais proteção e segurança!

As embalagens flexíveis permitem mais proteção e segurança para armazenar os produtos contra luz, umidade, calor excessivo, oxigênio, entre outros. Por esse motivo, as embalagens flexíveis são muito utilizadas na Indústria Alimentícia. Além disso, protege, ainda, o contato do consumidor com o produto diretamente, como no caso do manuseio de embalagens de produtos químicos.

Melhora a experiência do cliente

Além de todos os benefícios citados acima, as embalagens flexíveis têm o papel de causar uma boa experiência do cliente com o produto. As empresas buscam por praticidade, personalidade e originalidade com embalagens de fácil manuseio.

Tipos de embalagem flexível

Conheça os tipos de embalagens flexíveis mais apropriada para acomodar e apresentar o seu produto e escolha a que melhor atende a sua empresa:

Transparente

Utilizadas principalmente em embalagens de cereais como arroz, feijão e milho, alimentos em geral como pães de queijo, salgados, pães de forma, etc. Seu uso é bem ampliado, pois, cria a possibilidade do cliente ver o produto que está comprando.

Perolada

Muito utilizados na indústria alimentícia, sua principal característica é o acabamento perolado ou branco. Pode ser laminado com filmes metalizados ou foscos. Ideais para picolés, biscoitos, chocolates, snacks, entre outros.

Metalizada

Ótima barreira contra a luz, permite manter características essenciais do produto. São utilizadas para armazenar biscoitos, cereais, entre outros.

Fosca

Filme de BOPP ou PET com visual fosco e uma textura aveludada, sendo o diferencial das outras embalagens.

Microperfurada

Indicada para produtos da horticultura e de panificação, permite a ventilação dos produtos armazenados.

Laminada

Devido ao processo de laminação, o filme proporciona uma forte barreira contra gordura e mudanças de atmosfera.

Como vimos, as embalagens não servem somente para proteger e empacotar os produtos. São inúmeras as vantagens ao usar embalagens flexíveis na sua empresa. Esses pontos merecem a sua atenção e podem ser os diferenciais competitivos que a sua marca oferece.

A ABX tem o prazer de contribuir para as suas melhores escolhas. Fique por dentro dessa e de outras dicas no nosso blog. Visite o nosso site!

Lib Embalagens
(Sacolas de papel, Caixas)

55 (31) 3475-4808
comercial@abxembalagens.com.br
Av Heráclito Mourão de Miranda, 1599 – Serrano / Belo Horizonte – MG / CEP: 30882-640

Copyright © 2020 ABX Embalagens

Abrir WhatsApp!
Deseja um orçamento?
De segunda à sexta de 9 às 18 horas.