Embalagens Alimentícias: mais funções do que você imagina!

Quando pensamos em embalagens alimentícias, dificilmente compreendemos seu real valor e função. A verdade é que as embalagens são o primeiro contato do consumidor com o produto alimentício, portanto sua importância vai bem além do básico.

Nesse artigo você irá conhecer as principais funções das embalagens alimentícias!

Quais são as principais funções das embalagens alimentícias?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a embalagem alimentícia deve cobrir, empacotar, envasar, proteger ou manter, especificamente ou não, matérias-primas, produtos semi elaborados ou produtos acabados. 

Então as embalagens devem:

Proteger os alimentos em seu interior, principalmente quando ele é transportado. Isso porque todo alimento é transportado em algum momento, então a embalagem deve ser bem resistente para evitar lacerações em seu exterior.

Conservar o produto. Não se sabe quanto tempo o alimento pode ficar em transportadoras ou em prateleiras. Por isso, é muito importante que as embalagens sejam capazes de bloquear fatores externos, como oxigênio, luz, e até mesmo microrganismos presentes na atmosfera. 

Além disso, a tecnologia possibilita que a embalagem seja esterilizada antes de colocar o produto. Isso garante a validação da qualidade do alimento em sua compra, incluindo a estabilidade da cor, sabor e aroma.

– Informar o consumidor sobre o conteúdo alimentício. De acordo com a ANVISA, as embalagens alimentícias devem informar:

– As denominações de venda (especificação de produto. Leite integral, por exemplo); – A lista de ingredientes em ordem decrescente, considerando aquele em maior quantidade em primeiro lugar, considerando também a água (a não ser que o produto seja líquido), os aditivos complementares (ao final da lista).

*Nos casos de alimentos de um ingrediente só (como açúcar, ou farinha de trigo, por exemplo), ou se o ingrediente composto representar menos de 25% da composição do alimento, não é necessário apresentar a lista de ingredientes*

– O conteúdo líquido, ou seja, a proporção de líquido do produto (deve estar em massa ou volume).

– Prazo de validade (se o prazo foi inferior a 3 meses, colocar o dia e o mês. Caso seja superior a 3 meses, apenas o mês e o ano)

*Alguns alimentos não precisam adicionar data de validade, como bebidas alcoólicas com mais de 10% de teor alcoólico, frutas e hortaliças, sal, doces e salgados produzidos em padarias para o consumo dentro do prazo de 24h, vinagre, açúcar sólido, ou em gomas de mascar, balas e caramelos*

– Identificação da origem (onde foi fabricado) e do fabricante;

– Identificação do lote;

– Instruções sobre o preparo e uso do alimento (quando for o caso);

-Informações nutritivas.

Os únicos alimentos que não precisam de todas essas informações são aqueles com tamanho inferior a 10cm². Nesses casos, só é necessário a denominação de venda e de marca.

Conveniência no preparo, consumo direto, abertura e fechamento de embalagem e personalização de consumo, são funções das embalagens alimentícias também. Isso busca trazer mais praticidade e conforto para o consumidor.

Sustentabilidade. Essa é uma tendência no mercado de embalagens alimentícias. Muitos consumidores procuram por embalagens recicláveis, para ajudar o meio ambiente.

Na ABX você encontra embalagens produzidas em PEBD (Polietileno de Baixa Densidade), PEAD (Polietileno de Alta Densidade) e PP (Polipropileno). Todos esses materiais são recicláveis e de alta qualidade, protegendo e conservando da melhor forma o seu produto.

Você ainda pode escolher de acordo com o que mais combina com sua necessidade. Temos embalagens lisas, coringa para qualquer tipo de produto alimentício, e também embalagens especiais para panificações e hortaliças.

Saiba mais clicando aqui!

Lib Embalagens
(Sacolas de papel, Caixas)

55 (31) 3475-4808
comercial@abxembalagens.com.br
Av Heráclito Mourão de Miranda, 1599 – Serrano / Belo Horizonte – MG / CEP: 30882-640

Copyright © 2020 ABX Embalagens

Abrir WhatsApp!
Deseja um orçamento?
De segunda à sexta de 9 às 18 horas.