A indústria da carne é grande e uma das mais lucrativas do mundo, uma vez que gera muita receita e tem uma enorme participação de mercado. Estima-se que ela valha US$ 1 trilhão até 2030, um dos motivos pelo qual o mercado de embalagens para carne bovina tornou-se um tema importante nos últimos anos.
A embalagem de carne é um dos tipos mais comuns de embalagem para alimentos, produzida com Polietileno de Baixa Densidade, este produto é utilizado como forro para caminhões, forro para caixas que transportam a carne e para embalar peças de carnes.
Os sistemas de embalagem de carne podem ser classificados em duas categorias gerais: sistemas saco/caixa e sistemas líquidos/baseados em líquidos. Para garantir que qualquer produto que você esteja produzindo seja capaz de suportar seu próprio peso, ele deve ter uma base de material forte com boas propriedades de isolamento (como polietileno. Além disso, também deve ter uma barreira adequada.
Há mais de 100 anos, a indústria de alimentos usa uma variedade de tecnologias para produzir mais produtos e de melhor qualidade para consumidores em todo o mundo: desde embalagens de alimentos tradicionais até novas tecnologias inovadoras, como impressão 3D e robótica.
Atualmente, a indústria da carne enfrenta muitos desafios em termos de sustentabilidade e bem-estar animal e por isso os frigoríficos estão cada vez mais procurando maneiras de reduzir o impacto ambiental de suas operações. Eles querem ser capazes de produzir menos resíduos e reduzir sua pegada de carbono usando materiais de embalagem mais ecológicos, recicláveis, e que atendam não apenas aos seus padrões, mas também aos locais. Deste modo, esses materiais devem ter propriedades que garantam a segurança dos produtos alimentícios durante o transporte ou armazenamento e possam suportar influências externas, como calor ou frio.
Embora existam muitas soluções diferentes, não existe uma solução única que possa resolver todos esses problemas de uma só vez. Além disso, existem muitos tipos diferentes de embalagens para carne e todas precisam ser projetadas de forma a atender às necessidades específicas do mercado.
Portanto, conclui-se que o mercado de embalagens para carne bovina é bastante exigente e seu principal problema logístico é transportar esse produto entre países e continentes, o que agrega mais custo e tempo ao processo. Então, é preciso uma alternativa que possa oferecer uma maneira mais fácil de transportar carne bovina entre países ou continentes a custos baixos.
Precisa e emblagem para carne? Conte com ABX.